Social Icons

.

27 de agosto de 2012

Aspectos Relativos à Evolução Histórica do Turismo

1 Evolução Histórica do Turismo

Objectivos:

  • Conhecer as principais características das viagens ao longo da história.
  • Conhecer o contexto de surgimento dos resorts de 1ª e 2ª geração.
  • Identificar os factores que contribuíram para o desenvolvimento do Turismo enquanto indústria. 
Embora o desenvolvimento do Turismo enquanto actividade económica
se possa enquadrar na 2ª metade do século XX o desejo de conhecer 
outros povos e culturas foi sempre uma constante do homem…

“O Homem sempre viajou: por definição enquanto nómada, por
necessidade, quando se sedentariza. O viajar é consequência da vida sedentária, nasce com ela e, algures em nós, é herança do nomadismo” (Palma Brito, 2003: 71).

“Contudo, é a planície, é a Baixa Mesopotâmia que, com o Egipto, se vai tornar no acumulador essencial da civilização em criação (…) que estes barcos, finalmente se aventuram sobre a água salgada do Golfo Pérsico, ou do Índico, ou do Mar Vermelho ou do Mediterrâneo, está ultrapassado o passado decisivo. Um milagre começa. Bens, mercadorias, técnicas, tudo pouco a pouco transitará pelas estradas do mar. O mediterrâneo começa a viver” (Braudel, 1998: 86).

O período anterior ao século XVIII caracteriza-se pelo facto das viagens serem individuais e se realizarem, essencialmente, por necessidades fundamentais como o comércio, as peregrinações religiosas, a saúde.

Desde a mais remota antiguidade que o Homem viaja com variadas motivações...

  Egipto (1500 a. C.) - evidências de viagens.
Grécia (500 a 300 a.C.) - comerciantes, participantes em festivais (Jogos Olímpicos), doentes (visita aos Grandes Santuários).
Roma (séc. II d.C.) - por motivos de negócios, através de itinerários específicos, dispondo de estalagens ao longo dos percursos, junto à estrada; por motivos de lazer Vilegiatura.
Idade Média (séc. XII-XIII) - Peregrinações (Roma, Santiago de Compostela).

Santiago de Compostela, Galiza, Norte de Espanha
 Um dos principais destinos de peregrinações religiosas na Europa
  • As grandes viagens iniciam-se com Marco Polo que, durante 24 anos, no século XIII,
percorreu o Oriente.
  • As descobertas dos portugueses, seguidas das grandes viagens dos espanhóis e
ingleses, transformaram o mundo e permitiram a universalização das viagens.
  
  • Não se conhece o momento exacto do aparecimento da palavra Turismo, mas é aceite que tem origem nas viagens que os ingleses se habituaram a realizar no continente europeu, para complemento da sua educação, (XVII/XVIII).
  • Aqueles que participavam nesta viagem passaram a ser conhecidos por «turistas» (tourists) e a actividade a que deram origem passou a designar-se por «turismo» (tourism) (Boyer, 2000).
Grand Tour - uma larga camada da nobreza europeia viajava com fins educacionais,que consistia na visita às grandes capitais do velho continente,constituindo uma componente essencial da educação da aristocracia.

O itinerário geralmente aceite incluía uma longa permanência em Paris, Génova, Florença, Roma e regresso por Veneza, Alemanha, via Suíça. 
1. O Tour Pitoresco – Turismo Interno na Grã Bretanha; 2. Grand Tour Inglês no séc.XVIII; 3. Grand Tour do Médio Oriente no séc. XIX
McComas J. (1958)., The Grand Tour Art and Travel, 1740-1914. Indiana University Art Museum Publications.[On-line]. Consultado 27.08.2012, http://www.iub.edu/~iuam/online_modules/grand_tour/03_map.php?ptID=3,


  •          O movimento dos ingleses para o Continente Europeu influenciou fortemente o desenvolvimento dos transportes, da hotelaria e da restauração. 
  •          Por volta de 1830 surgem na Suíça os primeiros hotéis que começam a tomar o lugar dos albergues (Turismo de Inverno).  
  •          Constroem-se hotéis em Baden, St. Moritz que rapidamente ganham reputação de locais de encontro internacional. 
 A partir de meados do séc. XVIII produzem-se grandes mudanças do ponto de vista tecnológico, social, cultural, que introduzem alterações significativas nas viagens.
Revolução Industrial e desenvolvimento dos transportes



 Movimento em direcção ao Mar...



1753 - Publicação da dissertação 
do Dr. Russel, na Inglaterra,
A study of the curative effects of Sea Water, 
sobre as vantagens terapêuticas da água do mar. 


1800 - Brighton é o local de veraneio 
mais famoso na Europa.






Resorts de Primeira Geração


Padrão de crescimento dos resorts costeiros em Inglaterra e Gales, 1750-1911    
Fonte: Holloway (1996)







Thomas Cook (1808-1890)
  • Em 1841 tem lugar a primeira excursão turística organizada por Thomas Cook, entre Leicester e Loughlborough, que freta um comboio por um dia para transportar 485 pessoas, cobrando o transporte e merenda.
  • Viagens realizadas pela classe operária inglesa para cidades de litoral, por motivos de lazer. 
  • Blackpool, Southend e Brighton consolidam as suas posições como resorts de costa (resorts de 1ª geração).
  • Brighton é considerado um dos locais deveraneio mais famosos na Europa - recebe em 1835 cerca de 117.000 visitantes.

     

    Factores que contribuíram para o desenvolvimento do Turismo:

    • Aumento do tempo disponível (lazer).
    • Aumento do rendimento disponível.
    • Avanços na tecnologia (transporte aéreo em particular).
    • Democratização do automóvel (estímulo ao turismo interno).
    • Aumento dos níveis de educação
    • Desenvolvimento dos Operadores Turísticos e das férias
    de Pacote (Packages)
    • Acesso à “imagem” por parte de largas camadas da população.


    Fonte: Pearce (1989), Sharpley (1994), Swarbrooke (1999)


    Movimento em direcção ao Sol...

    Pacote turístico ou PACKAGE:
     - Conjunto de serviços de viagem com tudo incluído (transportes, alimentação, alojamento, transfers, excursões, etc.).
    - Pode ser individual ou em grupo.
    - Maximiza a segurança e facilita o processo de recolha de informação e reserva, por parte do turista.
    - Encoraja o turismo de massas.

    Torna-se possível transportar turistas para destinos do Mediterrâneo (de forma cómoda, rápida e barata), o que conduziu ao desenvolvimento dos resorts de 2ª geração – Espanha, Itália, Grécia...

     Resorts de Segunda Geração

        
    Fonte: Halloway (2006)

    A conjugação destes factores conduziu ao desenvolvimento de um paradigma do turismo: o Turismo de Massas...
     

    "Corresponde a um modelo de desenvolvimento turístico apresentado pelo turismo internacional entre meados de 1960 e 1980, ao longo da bacia do Mediterrâneo”.
    O produto turístico balnear espanhol constitui o exemplo mais paradigmático deste modelo.
    Ficou conhecido como “modelo dos 4`S" (Sun, Sea, Sand and Sex), definido como as principais motivações suscitadas pelo litoral

    Turismo de Massas

    – Este modelo adopta formas de consumo simples, caracterizando-se por práticas passivas e uniformização das práticas turísticas.
    – o turista contenta-se com os elementos base - clima, natureza, visitas guiadas aos locais mais conhecidos, não existe gosto pela aventura e incerteza.
    – Na década de setenta (séc. XX) começam a surgir as primeiras críticas relativamente a esta forma de turismo... 

    Turismo de Massas – Características Específicas

    • Sazonalidade acentuada
    • Concentração geográfica (litoral)
    • Exploração intensiva dos recursos naturais
    • Ausência de planeamento próactivo

    É possível identificar um conjunto de tendências que parecem estruturar as práticas turísticas da sociedade contemporânea (Poon, 1993; Cuvellier, 1994, 2001):
    – o aparecimento de novos destinos (aumento da concorrência).
    – aumento do nº de férias ao longo do ano (short breaks e city breaks).
    – o desenvolvimento das companhias aéreas de baixo-custo que em muito contribuem para a flexibilidade no âmbito da procura.
    – surgimento de viagens temáticas (cultura, natureza).
    – o interesse pelo desenvolvimento de “produtos sustentáveis”
    – aposta estratégica de muitas cidades e regiões no desenvolvimento de produtos turísticos baseados no seu património histórico ou contemporâneo, gastronomia, tradições e nas indústrias culturais e criativas, de modo a conseguir uma diferenciação da sua imagem.
    – aumento da atenção dispensada ao cliente (que adquire crescente experiência de viagens). 
    – os turistas tendem a ter mais cuidado com a forma como despendem o dinheiro (mais exigentes).
    – tenderão a ser viajantes individuais (mais experientes).
    – terão menos tempo disponível, procurando por isso maximizar as experiências.

      
    Fonte: Cuvellier (1994,2001)

     
     

    Modelo dos 4 E`s

    Environnement – Maior consciência ambiental por parte dos turistas e empresas.
    Équipement – Infra-estruturas e equipamentos diversificados.
    Événement – Passividade dá lugar aos acontecimentos (Eventos).
    Encadrement – Orientação para o cliente.

    Fonte: Cuvellier (1994,2001)

     Síntese:

    • As características da procura turística conheceram uma rápida transformação.
    • Face a este contexto os Fornecedores de serviços turísticos estão a responder à procura do “novo turismo” com novos produtos (Turismo de Natureza,Turismo Cultural, ....) – motivações complementares.
    • Vários autores acreditam que o Turismo de Massas não desaparecerá por completo.
    • NOVA PERSPECTIVA - “Turismo de massas por medida” ou “Turismo de massas organizado por medida” (mais personalizado).
     

    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

    Escape

    Turismo do Algarve

    A Sebenta no mundo

    Número total de visualizações de páginas