"...Seeking holidays is like selling dreams..."
(Holloway, 1998:4)
“...Uma mistura de experiências, serviços e produtos adquiridos antes e durante a viagem...”
(Silva, 1992:11)
"...Tudo o que se pode consumir, experimentar, observar e apreciar durante uma viagem..."
(Smith, 1988:14)
Dificuldade em identificar todas as componentes do Produto Turístico:
Transporte + Alojamento + Alimentação + Animação
O Produto Turístico pode ser decomposto em três elementos:
Recursos Básicos ou Primários;
Recursos Secundários ou Instalações;
Recursos Terciários ou Complementares.
Recursos Primários ou Básicos:
Resultam quer da acção da natureza (recursos naturais), quer da acção do homem (recursos culturais). Estes recursos constituem condição indispensável para o surgimento do produto turístico.
Recursos Secundários ou Instalações:
Têm por objectivo a satisfação das necessidades dos turistas;
Alojamento
Agências de viagens
Complexos de animação, etc.
A sua criação é condicionada pelo fenómeno turístico.
Recursos Terciários ou Complementares:
Destinam-se à população em geral, mas em particular à população residente:
Museus
Teatros
Espectáculos, etc.
Museu do Louvre - Paris, França
___________________________________________________________________________________________________________________________
Especificidades do ProdutoTurístico
(i) Características comuns aos demais serviços
Intangibilidade
• Apenas podendo ser testado no acto do consumo
• Testar implica consumir
Produção no local de consumo
Espacial e temporalmente
Não armazenamento
Um espaço não ocupado não pode transitar para o período seguinte
(ii) Características próprias:
Maior grau de emoção e de irracionalidade no acto da compra
as características psicográficas do consumidor têm um papel determinante na escolha
Local de consumo distante
o turista tem de confiar nas fontes de informação
Importância dos canais de distribuição
Maior dependência de serviços complementares
• acto de viajar exige a intervenção de diferentes entidades prestadoras de serviços
• forte grau de fragmentação
• Todas contribuem para o grau de satisfação final do turista
Fórmula do Produto Turístico
PT=RTNC+SET+SUAT+IEB+ESPL
Fonte: Oliveira (2000)
PT = Produto Turístico
RTNC = Recursos Turísticos Naturais e CulturaisSET = Serviços e Equipamentos Turísticos (“5 Cs do Turismo”)
> Compras
> Comida
> Caminho
> Cama
> Carinho
SUAT = Serviços Urbanos de Apoio ao Turismo
• serviços bancários
• serviços de saúde
• serviços de transportes
• serviços de segurança, etc..
IEB = Infra-estrutura Básica
saneamento básico
comunicações
acessos, sinalização, energia, água, etc..
ESPL = Estrutura Social e Político-Legal
• educação
• recursos humanos
• organizações ligadas ao sector turístico
• legislação e regulamentação
Principal objectivo:
“Proporcionar uma experiência e um produto de qualidade aos turistas”
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.