1 Evolução Histórica do Turismo
Objectivos:
- Conhecer as principais características das viagens ao longo da história.
- Conhecer o contexto de surgimento dos resorts de 1ª e 2ª geração.
- Identificar os factores que contribuíram para o desenvolvimento do Turismo enquanto indústria.
se possa enquadrar na 2ª metade do século XX o desejo de conhecer
outros povos e culturas foi sempre uma constante do homem…
“O Homem sempre viajou: por definição enquanto nómada, por
necessidade, quando se sedentariza. O viajar é consequência da vida sedentária, nasce com ela e, algures em nós, é herança do nomadismo” (Palma Brito, 2003: 71).
necessidade, quando se sedentariza. O viajar é consequência da vida sedentária, nasce com ela e, algures em nós, é herança do nomadismo” (Palma Brito, 2003: 71).
“Contudo, é a planície, é a Baixa Mesopotâmia que, com o Egipto, se vai tornar no acumulador essencial da civilização em criação (…) que estes barcos, finalmente se aventuram sobre a água salgada do Golfo Pérsico, ou do Índico, ou do Mar Vermelho ou do Mediterrâneo, está ultrapassado o passado decisivo. Um milagre começa. Bens, mercadorias, técnicas, tudo pouco a pouco transitará pelas estradas do mar. O mediterrâneo começa a viver” (Braudel, 1998: 86).
O período anterior ao século XVIII caracteriza-se pelo facto das viagens serem individuais e se realizarem, essencialmente, por necessidades fundamentais como o comércio, as peregrinações religiosas, a saúde.
Desde a mais remota antiguidade que o Homem viaja com variadas motivações...
• Egipto (1500 a. C.) - evidências de viagens.
• Grécia (500 a 300 a.C.) - comerciantes, participantes em festivais (Jogos Olímpicos), doentes (visita aos Grandes Santuários).
• Roma (séc. II d.C.) - por motivos de negócios, através de itinerários específicos, dispondo de estalagens ao longo dos percursos, junto à estrada; por motivos de lazer – Vilegiatura.
• Idade Média (séc. XII-XIII) - Peregrinações (Roma, Santiago de Compostela).
• Grécia (500 a 300 a.C.) - comerciantes, participantes em festivais (Jogos Olímpicos), doentes (visita aos Grandes Santuários).
• Roma (séc. II d.C.) - por motivos de negócios, através de itinerários específicos, dispondo de estalagens ao longo dos percursos, junto à estrada; por motivos de lazer – Vilegiatura.
• Idade Média (séc. XII-XIII) - Peregrinações (Roma, Santiago de Compostela).
![]() |
Santiago de Compostela, Galiza, Norte de Espanha Um dos principais destinos de peregrinações religiosas na Europa |
- As grandes viagens iniciam-se com Marco Polo que, durante 24 anos, no século XIII,
percorreu o Oriente.
- As descobertas dos portugueses, seguidas das grandes viagens dos espanhóis e
ingleses, transformaram o mundo e permitiram a universalização das viagens.
- Não se conhece o momento exacto do aparecimento da palavra Turismo, mas é aceite que tem origem nas viagens que os ingleses se habituaram a realizar no continente europeu, para complemento da sua educação, (XVII/XVIII).
- Aqueles que participavam nesta viagem passaram a ser conhecidos por «turistas» (tourists) e a actividade a que deram origem passou a designar-se por «turismo» (tourism) (Boyer, 2000).
Grand Tour - uma larga camada da nobreza europeia viajava com fins educacionais,que consistia na visita às grandes capitais do velho continente,constituindo uma componente essencial da educação da aristocracia.
O itinerário geralmente aceite incluía uma longa permanência em Paris, Génova, Florença, Roma e regresso por Veneza, Alemanha, via Suíça.
![]() |
1. O Tour Pitoresco – Turismo Interno na Grã Bretanha; 2. Grand Tour Inglês no séc.XVIII; 3. Grand Tour do Médio Oriente no séc. XIX McComas J. (1958)., The Grand Tour Art and Travel, 1740-1914. Indiana University Art Museum Publications.[On-line]. Consultado 27.08.2012, http://www.iub.edu/~iuam/online_modules/grand_tour/03_map.php?ptID=3,
A partir de meados do séc. XVIII produzem-se grandes mudanças do ponto de vista tecnológico, social, cultural, que introduzem alterações significativas nas viagens. |
![]() |
Revolução Industrial e desenvolvimento dos transportes |
Movimento em direcção ao Mar...
1753 - Publicação da dissertação
do Dr. Russel, na Inglaterra,
A study of the curative effects of Sea Water,
sobre as vantagens terapêuticas da água do mar.
1800 - Brighton é o local de veraneio
mais famoso na Europa.
Resorts de Primeira Geração
![]() | |||||
Padrão de crescimento dos resorts costeiros em Inglaterra e Gales, 1750-1911 Fonte: Holloway (1996) |
![]() |
Thomas Cook (1808-1890) |
- Em 1841 tem lugar a primeira excursão turística organizada por Thomas Cook, entre Leicester e Loughlborough, que freta um comboio por um dia para transportar 485 pessoas, cobrando o transporte e merenda.
- Viagens realizadas pela classe operária inglesa para cidades de litoral, por motivos de lazer.
- Blackpool, Southend e Brighton consolidam as suas posições como resorts de costa (resorts de 1ª geração).
- Brighton é considerado um dos locais deveraneio mais famosos na Europa - recebe em 1835 cerca de 117.000 visitantes.
Factores que contribuíram para o desenvolvimento do Turismo:
• Aumento do tempo disponível (lazer).• Aumento do rendimento disponível.
• Avanços na tecnologia (transporte aéreo em particular).
• Democratização do automóvel (estímulo ao turismo interno).
• Aumento dos níveis de educação
• Desenvolvimento dos Operadores Turísticos e das férias
de Pacote (Packages)
• Acesso à “imagem” por parte de largas camadas da população.
Fonte: Pearce (1989), Sharpley (1994), Swarbrooke (1999)
Movimento em direcção ao Sol...
Pacote turístico ou PACKAGE:
- Conjunto de serviços de viagem com tudo incluído (transportes, alimentação, alojamento, transfers, excursões, etc.).
- Pode ser individual ou em grupo.
- Maximiza a segurança e facilita o processo de recolha de informação e reserva, por parte do turista.
- Encoraja o turismo de massas.
- Pode ser individual ou em grupo.
- Maximiza a segurança e facilita o processo de recolha de informação e reserva, por parte do turista.
- Encoraja o turismo de massas.
Torna-se possível transportar turistas para destinos do Mediterrâneo (de forma cómoda, rápida e barata), o que conduziu ao desenvolvimento dos resorts de 2ª geração – Espanha, Itália, Grécia...
Resorts de Segunda Geração
![]() |
Fonte: Halloway (2006) |
A conjugação destes factores conduziu ao desenvolvimento de um paradigma do turismo: o Turismo de Massas...
"Corresponde a um modelo de desenvolvimento turístico apresentado pelo turismo internacional entre meados de 1960 e 1980, ao longo da bacia do Mediterrâneo”.
O produto turístico balnear espanhol constitui o exemplo mais paradigmático deste modelo.
Ficou conhecido como “modelo dos 4`S" (Sun, Sea, Sand and Sex), definido como as principais motivações suscitadas pelo litoral.
O produto turístico balnear espanhol constitui o exemplo mais paradigmático deste modelo.
Ficou conhecido como “modelo dos 4`S" (Sun, Sea, Sand and Sex), definido como as principais motivações suscitadas pelo litoral.
Turismo de Massas
– Este modelo adopta formas de consumo simples, caracterizando-se por práticas passivas e uniformização das práticas turísticas.
– o turista contenta-se com os elementos base - clima, natureza, visitas guiadas aos locais mais conhecidos, não existe gosto pela aventura e incerteza.
– Na década de setenta (séc. XX) começam a surgir as primeiras críticas relativamente a esta forma de turismo...
– o turista contenta-se com os elementos base - clima, natureza, visitas guiadas aos locais mais conhecidos, não existe gosto pela aventura e incerteza.
– Na década de setenta (séc. XX) começam a surgir as primeiras críticas relativamente a esta forma de turismo...
Turismo de Massas – Características Específicas
• Sazonalidade acentuada
• Concentração geográfica (litoral)
• Exploração intensiva dos recursos naturais
• Ausência de planeamento próactivo
• Concentração geográfica (litoral)
• Exploração intensiva dos recursos naturais
• Ausência de planeamento próactivo
É possível identificar um conjunto de tendências que parecem estruturar as práticas turísticas da sociedade contemporânea (Poon, 1993; Cuvellier, 1994, 2001):
– o aparecimento de novos destinos (aumento da concorrência).
– aumento do nº de férias ao longo do ano (short breaks e city breaks).
– o desenvolvimento das companhias aéreas de baixo-custo que em muito contribuem para a flexibilidade no âmbito da procura.
– surgimento de viagens temáticas (cultura, natureza).
– o interesse pelo desenvolvimento de “produtos sustentáveis”.
– aumento do nº de férias ao longo do ano (short breaks e city breaks).
– o desenvolvimento das companhias aéreas de baixo-custo que em muito contribuem para a flexibilidade no âmbito da procura.
– surgimento de viagens temáticas (cultura, natureza).
– o interesse pelo desenvolvimento de “produtos sustentáveis”.
– aposta estratégica de muitas cidades e regiões no desenvolvimento de produtos turísticos baseados no seu património histórico ou contemporâneo, gastronomia, tradições e nas indústrias culturais e criativas, de modo a conseguir uma diferenciação da sua imagem.
– aumento da atenção dispensada ao cliente (que adquire crescente experiência de viagens).
– aumento da atenção dispensada ao cliente (que adquire crescente experiência de viagens).
– os turistas tendem a ter mais cuidado com a forma como despendem o dinheiro (mais exigentes).
– tenderão a ser viajantes individuais (mais experientes).
– terão menos tempo disponível, procurando por isso maximizar as experiências.
– tenderão a ser viajantes individuais (mais experientes).
– terão menos tempo disponível, procurando por isso maximizar as experiências.
![]() | ||
Fonte: Cuvellier (1994,2001) |
Modelo dos 4 E`s
Environnement – Maior consciência ambiental por parte dos turistas e empresas.
Équipement – Infra-estruturas e equipamentos diversificados.
Événement – Passividade dá lugar aos acontecimentos (Eventos).
Encadrement – Orientação para o cliente.
Équipement – Infra-estruturas e equipamentos diversificados.
Événement – Passividade dá lugar aos acontecimentos (Eventos).
Encadrement – Orientação para o cliente.
![]() | |
Fonte: Cuvellier (1994,2001) |
Síntese:
- As características da procura turística conheceram uma rápida transformação.
- Face a este contexto os Fornecedores de serviços turísticos estão a responder à procura do “novo turismo” com novos produtos (Turismo de Natureza,Turismo Cultural, ....) – motivações complementares.
- Vários autores acreditam que o Turismo de Massas não desaparecerá por completo.
- NOVA PERSPECTIVA - “Turismo de massas por medida” ou “Turismo de massas organizado por medida” (mais personalizado).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.