Tipologia de SMITH (1998)
Segundo este autor os turistas classificam-se como:
Turistas Exploradores:
Correspondem a um pequeno número de pessoas que não desejam ser identificados como turistas, envolvem-se activamente com a população do destino e preferem visitar locais pouco explorados. Muitos deles adaptam o seu estilo de vida ao ambiente local (muito comparados aos Antropólogos).
Turistas de Elite:Turistas off-beat:
São aqueles que gostam de visitar locais pouco visitados e de sair da rota mais tradicional do turismo.
Turistas Inusuais:
Compram packages para visitar grupos étnicos concretos e observarem culturas “autênticas”. Apesar destas características têm preferência por boas acomodações e segurança nos locais que visitam.
Tribo Masai Quénia
Mulher Girafa - Vivem na fronteiraentre a Tailândia com Mianmar
Turistas de Massas Incipiente:
Viagensindividuais ou em pequenos grupos, procuram comodidade e autenticidade, são uma forte procura de bens e serviços turísticos.
Turistas de Massas:
Caracterizam-se por um fluxo constante e contínuo de viajantes, estabelecem com os residentes uma relação estritamente comercial.
Turistas de Charter:
são caracterizados por exercerem um forte impacte na cultura local, são fonte de homogeneização e standardização dos serviços turísticos, toda a viagem é preorganizada, a chamada “viagem enlatada”.
Smith, V. (1989). Hosts and Guests. The Anthropology of Tourism. Philadelphia: University Press.
Airbus A310 - Companhia Charter Portuguesa, White
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Tipologia de COHEN
Viajantes Não Institucionalizados
Drifter (turismo de mochila, turismo alternativo):

Exploradores:
Planeiam a viagem mas procuram fugir do turismo de massas, integram-se parcialmente com na cultura local.
Viajantes Institucionalizados
Viajantes Institucionalizados
Não está dependente de packages, embora procure destinos conhecidos. Tem maior impacto (económico e cultural) no destino.
Turista de Massas Organizado:
Os itinerários são fixos, organizados, ou seja, é altamente dependente da organização da indústria turística. Os turistas viajam em torno de uma "redoma ambiental".Sharpley, R. (1994). Tourism, Tourists & Society. Cambridge: ELM Publications
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Tipologia de BURNS
Turista Aventureiro:
Procuram novas realidades, a viagem é a componente fundamental da sua vida.
Turista Preocupado:
Vêm a viagem como uma fonte de tensão e preocupação. Tendem a viajar pouco e a evitar viagens de longo curso.
Turista Sonhador:
São aqueles que fantasiam com viagens a lugares exóticos. O objectivo essencial da viagem é romper com o quotidiano.
São aqueles que fantasiam com viagens a lugares exóticos. O objectivo essencial da viagem é romper com o quotidiano.
Turista Económico:
Não estão dispostos a gastar muito dinheiro, a viagem é apenas uma forma de descanso.
Turista “Gastador”:
Ocupam uma boa posição económica e estão dispostos a gastar para ter bons serviços.
Burns, P. (1999). An Introduction to Tourism & Anthropology. Londres: Routledge
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Tipologia de PLOG (1977)
Turista Alocêntrico (turismo existencial):
Procura novas realidades, a viagem é a componente fundamental da sua vida.
Turista Para-Alocêntrico (near allocentric):
Gosta de destinos pouco visitados, embora goste de usufruir de instalações criadas a pensar nos turistas.
Turista Psicocêntrico (psychocentric):
Procura destinos conhecidos, serviços strandardizados, criados a pensar no turista.
Não corre riscos e não tem interesse particular em interagir com os residentes.
Turista Para-Psicocêntrico (near-psycocentric):
Procura destinos conhecidos e com bons serviços turísticos, mas interage mais com os residentes.
Turista Cêntrico (centric):
É a categoria onde se insere a maioria dos turistas. Oscila entre alocêntrico e psicocêntrico de acordo com a sua necessidade e gosto pessoal.
Plog, S.(1977). Why destinations areas fall and rise in popularity. In Kelly, E. (ed) Domestic and International Tourism. Massachusets: Wellesley.
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Plog, S.(1977). Why destinations areas fall and rise in popularity. In Kelly, E. (ed) Domestic and International Tourism. Massachusets: Wellesley.
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